Yowakutemo Katemasu

yowakutemo

Yowakutemo Katemasu (弱くても勝てます) foi lançado em abril de 2014 pela NTV. É baseado na novel de Takahashi Hidemine, que leva o mesmo nome. O dorama segue a média convencional de 11 episódios de quase uma hora cada, mas que parecem durar uma eternidade.

A história gira em torno de Tomo Aoshi (Ninomiya Kazunari, do Arashi), que é um professor/cientista renomado com formação na Universidade de Tóquio, a famosa Toudai. Quando jovem, estudou em uma das melhores escolas do país e foi preparado desde cedo para o sucesso profissional. Entretanto, seu grande sonho era ser jogador de beisebol, esporte no qual era um zero à esquerda. Atuava como catcher da pior classe. Em uma das partidas, sofreu bullying do melhor jogador do time adversário, que disse na cara dele: “você não serve pra isso”. O pobre coitado ficou tão abalado que resolveu desistir da posição, do clube e de seguir o caminho esportivo, direcionando seus esforços aos estudos.

tumblr_n48f1lWZjV1qaq7qwo1_500
Após anos já trabalhando na área de pesquisa científica, o laboratório da Universidade teve de ser fechado por baixo investimento. Foi quando surgiu a oportunidade de ser treinador do time de seu antigo colégio. Inicialmente, fez doce e disse que não entraria nessa fria, mas acabou lembrando do quanto gostava de beisebol e aceitou o convite (quase uma intimação do diretor, na verdade). Contudo, os jogadores são péssimos, assim como ele era ou pior, tornando o desafio de vencer quase impossível. Afinal, o time não ganhou nenhuma partida desde o início das atividades. Então, todos se juntam, inclusive o diretor, antigo treinador e até uma jornalista interessada em tudo isso, com o objetivo de ganhar o campeonato entre escolas, apesar de serem fracos.

☆ Pra assistir o dorama com legendas em inglês e alta qualidade, recomendo o LJ Bunny & Clover. O único porém é que a equipe tem algumas regras pra aceitar novos membros e permitir o download de arquivos. Outra opção era o D-Addicts, mas a seção de torrent saiu do ar para a infelicidade de todos os dorameiros 😦 Contudo, ainda é possível baixar as legendas em inglês do 1º ao 7º episódio.

  • .Por que assistir?

☆ O dorama é um prato cheinho de coisas boas para quem gosta de esporte, especialmente de beisebol. Os episódios podem até ser chamados de aulas, porque mostram as funções dos jogadores por posição, como funciona um time (mesmo amador), técnicas aplicadas aos jogos, estratégias para vencer (mesmo sendo um fracasso) e o treinamento diário de quem faz parte desse universo. Com tudo isso, tive a certeza que tenho vontade de assistir uma partida um dia, ainda mais se for nos Estados Unidos, onde as equipes têm prestígio e bons profissionais. Inclusive, vale dizer que os japoneses também adoram beisebol.

☆ O elenco é jovem e pode atrair telespectadores que gostam de conflitos juvenis. Entre eles, destaco Fukushi Souta e Arimura Kasumi, que são atores em ascensão no Japão e estão cotados para muitos projetos, como filmes e comerciais. Além de Yamazaki Kento e Hongou Kanata. Esse último já tinha sido parceiro de Nino nos filmes de Gantz.

tumblr_n6tirg1aki1qmyyxjo1_500

☆ Se você gosta de Johnny’s e não perde um dorama com eles, reserve um tempinho para esse. Além do Nino, o elenco carrega Nakajima Yuuto (membro do Hey! Say! JUMP), que interpreta o melhor jogador do pior time (imagine a responsabilidade): Shirao Tsuyoshi. As atuações são regulares, nada excepcionais.

☆ A atuação do Nino é uma das melhores. Claro que, como protagonista, acaba aparecendo mais que as outras personagens, portanto, torna-se possível explorar sua qualidade artista durante as cenas. Gosto muito de seus diálogos emotivos, com gritos e choro, porque sua força está nesse tipo de expressão, além da facial e cômica, que são características dele.

k1

Um Litro de Lágrimas fez eu me tornar fã de Yakushimaru Hiroko, que é versátil como atriz e extremamente convincente quando se entrega às personagens. Aqui, ela é Tarumi Kaede, mãe da personagem de Arimura KasumiTarumi Yuzuko, e dona de um restaurante no qual Aoshi-sensei frequenta desde a época escolar. Nesse dorama, sua participação não é muito relevante. Uma pena. Diria que está mais pra apoio cômico do que pilar fortalecedor do roteiro. Porém, dá gosto vê-la trabalhando!

☆ A música tema é GUTS!, do Arashi. Não é porque sou fã não, mas a letra e melodia combinam muito com o plot do dorama. O cenário do clipe é numa escola, o que torna tudo ainda mais perfeito!

  • Por que NÃO assistir?

☆ Infelizmente, o desenvolvimento do roteiro ficou a desejar. A história pode até ser boa para quem gosta de beisebol, mas a adaptação não tem força suficiente para prender o telespectador que acha qualquer coisa do esporte. Os episódios caminham muito lentamente, as mudanças de algumas personagens são tão rápidas que não passam veracidade e alguns deles são quase inúteis para o andamento da história. O técnico e os jogadores receberam mais atenção, porém, ainda assim, esperava mais. Algumas cenas desnecessárias, como as do alívio cômico sem graça do Masumoto Nobuki (Arakawa Yoshiyoshi), poderiam ter sido substituídas por outras que focassem no que realmente importa para o dorama: mostrar o crescimento da equipe e a superação do passado do Aoshi-sensei.

☆ A jornalista que documenta as partidas e histórico do time escolar fracassado, Tone Riko (Asou Kumiko), chega a ser quase insuportável. Acho a atriz mediana, mas também não curti muito a personagem. O que mais incomoda é o fato de seu argumento não me convencer. Ela cai na história de paraquedas, como se fosse uma adoradora e entendedora de beisebol, mas não é nada disso. Em que mundo veríamos alguém perseguir alunos colegiais e um professor substituto pra acompanhar o desenvolvimento deles como estudantes que participam de um clubinho esportivo, anotando tudo em bloquinhos de anotação e documentando esses avanços/regressos? Como é baseado numa novel e não a li, posso até cometer algum erro de julgamento, porém, já considero um grande problema esperar que todos leiam o encadernado pra assistir não importa o que. Enfim, essa personagem é um saco. Dá vontade de pular todas as cenas que ela aparece – e não são poucas.

tumblr_n4s347F1pq1qc9j6yo9_1280.png

☆ O melhor jogador de beisebol internacionalmente conhecido por suas façanhas no Japão e no mundo consegue ser um tremendo bobalhão. Yachida Kentarou (Ichikawa Ebizou) é uma personagem sem expressão, com voz baixa e quase inaudível. Parece que fala sussurrando. Chega a ser irritante. Inicialmente, ele parecia um meio “vilão”, mas acabou se tornando apenas o cara metido que se acha o bonzão dos tacos. Apenas zzzzzzzzzzzzz nos diálogos e cenas que aparece!

  • A Dorama recomenda ou não?

☆ Quando li sobre seu lançamento e vi o trailer, já não esperava muita coisa por motivos de: não gosto de dorama esportivo. Contudo, depois de assistir ao primeiro episódio, achava que o negócio andaria bem e que o ritmo se manteria firme. Porém, só decepções. Os episódios foram passando e eu gostando cada vez menos. Não diria que é culpa da lentidão, porque costumo gostar de dramas assim. O que mais desanima é a falta de consistência. Fiquei com a impressão de que estava vendo por ver, não porque era interessante ou acrescentaria algo à minha vida. Tudo é tão chato que até as personagens que deveriam ser engraçados são chatas. Se ri em duas cenas foi muito.  Quando o dorama acaba, surgiu um ponto de interrogação em cima da minha cabeça. Certamente, jamais assistirei novamente. Nem sei como consegui terminá-lo. Só gostei do primeiro e dos dois episódios finais, quando achei que a história tinha potencial, enganação pura. E da mensagem central, que diz: você pode até ser fraco, mas com persistência e estratégias próprias pode ganhar. Bem, após esse relato, ficou claro que não o recomendo para quase nenhum público, com exceção dos que apreciam esportes e estão dispostos a ver algo por puro entretenimento.

Anúncios

Um comentário sobre “Yowakutemo Katemasu

  1. Adorei o post, amor!
    Você escreveu exatamente tudo aquilo que havia comentado comigo sobre o dorama e de uma forma ótima que só você consegue! Quando assistimos o primeiro episódio até pensei também que seria bom e que teria futuro, mas fui ver o ep2 e não aguentei, huahahaha! Muita coragem sua terminar esse dorama, assim como Shitsuren, foi mais um dorama dos Arashitos que não funcionou este ano, uma pena! Espero que em 2015 eles façam doramas com enredos mais elaborados e com um ritmo melhor! Esse é um daqueles doramas que pelo elenco eu fico “powww, vou ver hein” ai quando começa os episódios…. hahahaha.

    Muito bom ver mais um post no seu blog! Você sabe que te dou total apoio para escrever sempre e é muito legal ver que você decidiu assim do nada comentar sobre o Yowakutemo! Faça mais posts, meu amor!

    Apenas aguardando mais surtos e comentários daora! ♥

A dorama quer saber o que você achou ♥

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s