Glossário

Cliffhanger: literalmente, “à beira do precipício” ou “à beira do abismo”. É um recurso de roteiro utilizado em ficção, que se caracteriza pela exposição do personagem a uma situação limite, precária, tal como um dilema ou o confronto com uma revelação surpreendente. Geralmente, o cliffhanger é utilizado para prender a atenção da audiência e, em casos de séries, fazê-la retornar ao filme, na expectativa de testemunhar a conclusão dos acontecimentos.

Demografia (mangá): público-alvo da obra, que é determinado pela revista na qual é publicada. Exemplos: shonen (jovens/adolescentes), shoujo (público feminino jovem), seinen (público adulto), josei (público feminino adulto) e kodomo (público infantil).

Gênero: temática da obra literária. Exemplos: ação, aventura, comédia, entre outros.

Hikkikomori (引き篭り): literalmente, isolado em casa. É um termo de origem japonesa que designa pessoas que não trabalham, estudam ou têm qualquer tipo de atividade ou relacionamento. Esse tipo de comportamento é comum em jovens de 15 a 39 anos que gostam de games, animes, mangas e tecnologia. Dependendo da intensidade, pode gerar problemas psicológicos e em alguns casos extremos tendências sociopáticas graves.

Renzoku (連続 / れんぞく): dorama com episódios contínuos, que podem ser sequenciais ou com histórias fechadas, desde de que mantenham o tema original.

Tanpatsu (単発 / たんぱつ): pode ser definido como one-shot, que nada mais é do que um filme japonês para TV que tem a opção de ser exibido de uma só vez ou dividido em partes. É denominado dorama SP quando relacionado a um dorama renzoku ou a um episódio de uma série que tenha plot com início e fim.

 

Créditos: Wikipedia

A dorama quer saber o que você achou ♥

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s